•  Fontes : http://eareis.wordpress.com/2011/05/17/tutorial-jogo-em-1%C2%BA-pessoa-em-unity-3d-parte-1/
  • Crie um novo projeto e selecione todas as opções disponíveis.

  • Crie um novo terreno para seu jogo, vá em Terrain/Create Terrain, modele-o da forma que você quiser, caso você tenha dificuldades dê uma olhada no video abaixo.
  •  
  • Posicione a Main Camera para que ela fique no meio do terreno ou no local que vc deseja que o jogador inicie.
  • Crie um Directional ligth ( GameObject/Create Other/Directional Ligth) e rotacione (tecla de atalho E ) até que ele ilumine o terreno.
  • Crie um GameObject vazio ( GameObject/Crate Empty) e posicione ele no mesmo local da Main Camera, para isto use os campos Transform/Position da aba Inspector.
  • Renomeie (F2 e ENTER para confirmar) o objeto para Jogador.
  • Na Janela Hierarchy arraste a Main Camera para dentro do Objeto Jogador, isto fara com que  a camera seja objeto filho do jogador.
  • Crie um Cubo (GameObject/Create Other/Cube) e arraste para dentro do jogador, zere todos os valores do Position para que o cubo esteja exatamente na mesma posição do jogador.
  • Na janela Hierarchy selecione o jogador e adicione o componente RigidBody nele(Component/Phisics/RigisBody).
  • Na janela Inspector selecione o campo Frezze rotation
  • Vamos agora ao primeiro arquivo de programação, crie um novo javascript(Asset/Create/JavaScript), renomeio com o nome de mov_personagem e de um duplo clique para editar ele.
  • Copie e cole o seguinte código nele.
  •  
    //Velocidade do Personagem
    var vel = 10.0;
    //Lados
    private var lado:float = 0;
    private var ladoV:float = 0;
    function Update () {
     //Vira a posição conforme o mouse
     lado+= (Time.deltaTime * vel * Input.GetAxis("Mouse X") * 5);
     ladoV-= (Time.deltaTime * vel * Input.GetAxis("Mouse Y") * 5);
     transform.eulerAngles = Vector3(ladoV, lado, 0);
     //Anda sempre para frente e para o lado
     transform.Translate(Vector3.forward * ((Time.deltaTime *vel) * Input.GetAxis("Vertical")));
     transform.Translate(Vector3.right * ((Time.deltaTime *vel) * Input.GetAxis("Horizontal")));
    
    }
    

  • Salve o Scipt e volte para o Unity.
  • Arraste o script para o Jogador.
  • Teste e veja que apertando as teclas de seta e usando Mouse já é possível movimentar o personagem.